SIGA-NOS 

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • YouTube Clean

 

Krav Maga São Roque 

© 2015 by Osmar Kakuhama Fº

KRAV MAGÁ

 

Krav Magá ou Krav Maga (em hebraico: “combate próximo/de contato”) é uma arte marcial para defesa pessoal, desenvolvido em Israel, que envolve técnicas de luta, agarramento e golpeamento. O Krav Magá é derivado de habilidades de briga de rua, desenvolvidas por Imi Lichtenfeld, que fez uso de seu treinamento como boxeador e lutador profissional, como um modo de defender o quarteirão Judeu durante o período de ativismo anti-semita em Bratislava da metade ao fim de 1930.

 

No fim de 1940, após sua imigração para Israel,Imi começou a ensinar Hagana Atzmit (defesa Pessoal) para a Haganah, o exército resistência Judaico.

Em 1948, com criação do Estado Judaico, Imi foi para o Tzahal, as forças de Defesa de Israel (IDF), onde entre outras coisas foi treinador de Instrução Física e de combate das Forças de Defesa de Israel (IDF). Ele serviu na IDF durante 20 anos e durante este tempo continuou a desenvolver e refinar o seu método de combate corpo-a-corpo.

 

No ano 1964 ele saiu do serviço militar, mas continuou a supervisionar a instrução de “Hagana Atzmit”.  Abriu na cidade de Netanya o sua primeira Academia onde aperfeiçoou as técnicas para a população civil  mas foi só no ano de 1971, que Imi decidiu dar nome à sua criação e chamou-lhe Krav Magá.

 

Várias organizações utilizam o Krav-Magá como parte do treinamento, devido a sua objetividade e eficácia em combate.

A concepção do Krav Magá revela um caminho que permite qualquer um exercer o direito à vida, mesmo no cenário violento que nos rodeia. 

 

Não há regras ou competições, pois sua técnica visa à legítima defesa em situações de perigo real. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo.

 

Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate.

 

A ideia básica é tratar da ameaça imediata (um estrangulamento, por exemplo), prevenir que o agressor possa voltar a atacar, neutralizar o agressor, proceder todos os passos de maneira simples e eficaz. Ter em conta tirar vantagem da iniciativa do agressor o mais rápido possível.

 

O Krav Magá geralmente assume uma posição em que se tenta infligir ou defletir o máximo de dor no oponente. Genitais, olhos, e outras zonas de “golpes baixos” são enfatizadas, tal como outros golpes em que se maximize o dano ao adversário. É utilizado o peso do corpo para se atacar (aproximadamente 2/3 do total). É claramente aceitável fugir da situação de conflito (retirada tática), se a situação nos obrigar a isso.

 

O Krav Magá pode ser utilizado contra oponentes armados de várias maneiras ou contra vários adversários. É também um método de defesa muito eficaz em ambientes fechados (como um ônibus, por exemplo).